quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Prótese de Cotovelo


Prótese do Cotovelo

A cirurgia de prótese para o Cotovelo é uma cirurgia que tem indicação nas lesões com degeneração da articulação ulnoumeral de alta gravidade independente das lesões associadas. A osteoartrose, lesão condral(cartilagem) ampla e artrite reumatóide são indicações. A idade e atividade do paciente são um fatores restritivos por influenciarem na vida útil da prótese. Em geral deve ser realizada em pacientes com mais de 60 anos devido à duração da prótese, entretanto a prótese de cotovelo pode também ser indicada mais precocemente em situações específicas.

A escolha da prótese de cotovelo é muito importante. Há um consenso entre os cirurgiões de cotovelo que a prótese semi-restrita seria superior em casos mais graves. Como no Brasil a indicação da prótese de cotovelo ocorre praticamente apenas em casos de degeneração articular grave, a prótese semi-restrita é o padrão. Apenas fraturas graves em pessoas com ossos osteoporóticos ou sequelas de fraturas serão candidatos a prótese de cotovelo, além das degenerações articulares supracitadas.

A prótese com o desenho mais amplamente aceitável é a de Conrad-Morrey.

Dentre as próteses nacionais apenas um tipo semi-restrito específico apresentou bons resultados em nossos estudos, entretanto sua durabilidade pode ser colocada  em xeque. A indicação de prótese do cotovelo deve obedecer critérios específicos e ser realizada por um profissional habilitado, preferencialmente membro da sociedade brasileira de cirurgia do ombro e cotovelo.




Cirurgia de Ombro e Cotovelo / Microcirurgia
Consultório Privado no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo-Capital
Rua Joaquim Floriano 533 6º andar Itaim-Bibi &
Rua Coronel Nicolau dos Santos 69 1S Bloco D Bela Vista
Telefones: (11) 4304-3238 e (11) 985588579

Nenhum comentário:

Postar um comentário